Galileu | Site monta mapa colaborativo de crimes nas cidades brasileiras

Site monta mapa colaborativo de crimes nas cidades brasileiras

Plataforma montada em cima do Google Maps permite que visitantes registrem anonimamente os endereços de onde sofreram roubos, assaltos, sequestros relâmpagos e outros delitos

Por Raphael Martins

eprodução do mapa de São Paulo com as tags de crimes (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

Reprodução do mapa de São Paulo com as tags de crimes (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

Pare e pense: quantas pessoas que você conhece já foram assaltadas? É raro nunca ter sido vítima de algum delito, mas pior é não conhecer alguém que tenha sido. Mas você sabe quais são os lugares mais perigosos de sua cidade? Para dar noção real de onde a criminalidade está em alta, Filipe Norton e Márcio Vicente, dois estudantes de Ciências da Computação de Salvador, Bahia, se juntaram para criar o site Onde Fui Roubado.

“A gente analisou setores que precisavam de um bom site de serviço”, conta Norton. “Tivemos a ideia, então, de criar algo que o usuário pudesse entrar, registrar denúncias de crimes que foram vítima e divulgá-las pelas redes sociais”.

O portal usa crowdsourcing para fazer o mapa do crime da sua cidade. O sistema de registros é simples, em quatro passos: local, tipo de crime e data, objetos furtados e, por fim, algumas informações adicionais. Criada a tag, ele a incorpora ao mapa de denúncias da cidade, tudo em tempo real.

Algorítmos atualizam as estatísticas de crime em tempo real (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

Algorítmos atualizam as estatísticas de crime em tempo real (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

São nove categorias de crime como furto, assalto à mão armada, roubo de veículo e sequestro relâmpago. Além disso, o usuário pode indicar tablets, celulares, bolsas, entre outros como objetos perdidos. Reunidos os dados, algorítmos calculam, conforme a entrada de mais tags, as “estatísticas do crime”, apontando sexo das vítimas, objetos mais roubados e tipo de crime mais frequente.

Quanto mais denúncias, mais completo fica o mapa. Visualmente se tem um mar de pontos coloridos. “Olhar para o mapa é até um pouco assustador porque normalmente não temos essa noção do que realmente acontece na cidade. O que temos de informação sobre criminalidade fica registrado com a polícia e não são divulgadas”, conta Filipe Norton. “Queríamos que todos tivessem esse conhecimento para se previnir, se manifestar e cobrar fiscalização”.

Até agora, São Paulo já reúne quase 500 denúncias, Salvador, 270, e Rio de Janeiro, cerca de 100, mas o Onde Fui Roubado permite que se registre os crimes de qualquer cidade. “Inicialmente criamos o portal para mapear nossa cidade [Salvador], mas o serviço é importante, acabamos expandindo para o Brasil todo”, disse Norton.

A dupla de 22 anos de idade dedicou 3 meses ao desenvolvimento do site, que está no ar desde 29 de junho. Para o futuro, Norton revela planos de lançamento de um aplicativo para smartphone com a mesma ideia. “Até o fim de setembro queremos estar com o app para iPhone pronto”, afirma. “Em seguida trabalharemos no desenvolvimento para Android também, mas aí fica difícil prever uma data”.

Mapa de Salvador no Onde Fui Roubado (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

Mapa de Salvador no Onde Fui Roubado (Foto: Reprodução / Onde Fui Roubado)

* Publicado no site da Revista Galileu – Editora Globo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.