Palácio das bolhas
Lar do francês Pierre Cardin traz seu estilo de moda para a arquitetura
Por Raphael Martins
Conhecido por sua paixão pelas formas arredondadas, o estilista francês Pierre Cardin encontrou, em 1989, a casa de seus sonhos. Localizada na região de Cote d’Azur, próximo a Cannes, o Palácio das Bolhas (Palais Bulles) tem números impressionantes. Com incríveis 1200 m² de área interna e mais de 8500 m² externos, a mansão foi toda desenhada pelo arquiteto escandinavo Antti Lovag e tem todos os seus ambientes em formato de bolhas de sabão.
Incluindo 10 suítes assinadas por diferentes artistas e designers, área de festas com capacidade para 350 pessoas, piscina com borda infinita para a baía de Cannes e vários outros aspectos impressionantes, a casa tem uma aparência futurística – em muitos momentos semelhante a uma nave espacial – e é mundialmente conhecida por sua excentricidade.
Cardin não esconde o orgulho que tem de sua mansão e a utiliza sempre que possível para desfiles, recepções e editoriais de moda. Apesar de inovador, muitos dos arquitetos contemporâneos não consideram o Palais Bulles necessariamente uma obra-prima, porém, Lovag diz não se preocupar com estereótipos e rótulos. “Decidir o que é bonito ou feio é quase fascista”, explica.
* Publicado no site da Revista Casa e Jardim – Editora Globo



