A Comunicação em evolução

Em palestra sobre seu novo livro, Massimo Di Felice expõe as formas de progresso nos métodos de comunicar e sua relação com a sociedade.

Por Raphael Martins

O professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Massimo Di Felice, deu, hoje, uma palestra aos alunos de jornalismo da USP sobre sua obra Do Público para as Redes, que trata basicamente do rumo tomado pela comunicação nessa era digital.

Di Felice tratou, em especial, dois aspectos de seu trabalho. Primeiramente, a alteração das relações entre setores da sociedade de acordo com as formas de comunicar. Assegurou a importância da transparência das informações para manutenção da Democracia e lembrou o princípio que baseou a lei de liberdade de expressão: todo cidadão teria o direito de divulgar e receber a informação. O professor ressaltou, em contraposição, a inviabilidade do cumprimento real da lei, indicando a concentração midiática como monopolista da informação em sua nascente, desqualificando a lei de liberdade de expressão e os princípios democráticos.

Seu segundo ponto de abordagem foi centrado nas Revoluções Comunicativas. Para Di Felice, o aumento de tecnologia aumenta a produção e divulgação, diminuindo esforços e custos. O professor divide as revoluções em quatro estágios: a Revolução da Escrita, que instaura códigos associados a sons; a Revolução da Imprensa, que dinamiza a disseminação de informações; a Revolução Elétrica, que leva a comunicação em tempo real por telégrafo, rádio ou televisão; por fim, a Revolução Digital, que levou a difusão da informação em redes digitais, trazendo mais rapidez e interatividade entre emissor e receptor de informação.

Massimo Di Felice é doutor em Ciências Comunicação pela Universidade de São Paulo e sua obra, além dos conceitos de evolução da comunicação, traz uma análise comparativa entre vários países de mundo sobre os impactos da instauração das formas de comunicação digital na sociedade.

* Produzido em março de 2010

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.